Agência de Fomento de MT reduz juros para operações da linha Agro

Da Redação 

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Agência de Fomento – Desenvolve MT, reduziu em mais da metade a taxa de juros da linha Agro. A taxa oferecida aos produtores rurais era de 13.8% ao ano, com a redução de 56,52%. A nova taxa ofertada é de 6% ao ano com bônus de adimplência de 5,40%, com prazo de carência para pagamento de até 24 meses.

O crédito da linha Agro visa estimular o setor que tem papel expressivo na expansão produtiva de Mato Grosso, pincipalmente o setor da agricultura familiar. A Desenvolve-MT disponibiliza linha de crédito destinada ao micro, pequeno produtor rural, além de cooperativas rurais que desejam investir em seu agronegócio e aumentar a produção. A linha de crédito de até R$50 mil reais é destinada a financiar ciclos produtivos das atividades agrícola e pecuária. 

Para o presidente da Agência de Fomento, Jair Marques, promover a economia, o desenvolvimento e a geração de renda para os pequenos produtores é o grande objetivo da linha de financiamento. ‘’Baixamos as taxas para competir com o mercado, facilitar o empréstimo e, principalmente, atender os programas de governo”, explicou.

A Desenvolve-MT realizou 46 operações de crédito da linha Agro em três anos de operação, totalizando mais de 2 milhões de reais em financiamento destinado ao pequeno produtor rural.

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o agronegócio é responsável por 50,5% do produto interno bruto (PIB) de Mato Grosso, o que comprova ser um dos setores mais competitivo da economia brasileira. Reforçando a cadeia, segundo dados da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no Estado, cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias de Mato Grosso são produzidos pela agricultura familiar. Em Mato Grosso vivem cerca de 104 mil famílias que produzem alimentos para consumo dos moradores locais. 

Foto: Ilustração 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *