CGM trabalha a importância da transparência por meio de vídeos educativos sobre ética e cidadania

A Semana da Transparência é uma ferramenta para inserir crianças no controle social, sendo instituída pela Lei Municipal nº 5.853/2014

Da Redação

O lanche do recreio, um tênis novo ou um brinquedo, tudo isso tem um preço e todo nós sabemos o valor que pagamos em cada produto. Mais e a quantia para construir um hospital, uma escola ou um viaduto? Quanto foi investido? É possível saber? No Portal Transparência da Prefeitura de Cuiabá é. Por meio dele, cada um de nós pode acompanhar a arrecadação e aplicação dos recursos públicos. Assim fica fácil saber se o dinheiro investido na saúde, educação, mobilidade urbana e infraestrutura está sendo utilizado corretamente. Esse é o conteúdo dos vídeos criados pela Controladoria Geral do Município- CGM para chamar a atenção dos estudantes da rede pública de ensino a respeito do Portal Transparência, entre quatro e seis anos de idade.

“Ao todo, foram criados três vídeos, que serão repassados para Educação que irá replicar para as escolas nos grupos de wattssapp. Os conteúdos abordam sobre os temas ética e cidadania. A ideia desse trabalho é para lembrar a data de criação da Lei de Acesso a Informação, 12 de maio. De forma lúdica e de fácil entendimento o nosso trabalho poderá ser entendido tanto pelos alunos como pelos pais”, disse a coordenadora de transparência ativa, Joilce Acosta.

Joilce explica ainda que essa foi a alternativa encontrada pela CGM, uma vez que, em razão da pandemia não está sendo possível realizar a Semana da Transparência, tendo como público alvo as crianças de dez a doze anos de idade. “De forma virtual conseguiremos atingir o nosso objetivo. Desde o ano passado não estamos promovendo o evento a fim de evitar a aglomeração de pessoas”, considerou.

Semana da Transparência- A Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz para dentro da Prefeitura, alunos de nove escolas municipais e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A programação é diversificada e envolve atividades educativas, culturais e de lazer.

A Semana da Transparência é uma ferramenta para inserir crianças no controle social, sendo instituída pela Lei Municipal nº 5.853/2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *