Cidadãos podem obter a CNH e o Licenciamento do veículo de forma digital

Da Redação

Cidadãos que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro do prazo da validade e com QR Code em dias, e o Licenciamento Anual do veículo com todos os débitos quitados, podem baixar no aparelho celular, os dois documentos de forma eletrônica, através do aplicativo nacional Carteira Digital de Trânsito.

Tanto a CNH digital quanto o CRLV digital possuem o mesmo valor jurídico da versão impressa, uma das principais vantagens da versão eletrônica é a praticidade, principalmente no momento de uma abordagem de fiscalização de trânsito.  

CNH Digital  

Para obter a CNH digital é preciso que a habilitação esteja no novo modelo, com o sistema QR Code localizado no verso do documento, o qual contém todos os dados do condutor.

Depois, basta instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no celular, disponível nas lojas Play Store e App Store.

Ao baixar o aplicativo, o motorista deve realizar, o cadastro de usuário e ativar a conta pelo link, enviado para o e-mail cadastrado, após esse procedimento, deve gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN), essa senha será utilizada toda vez que precisar acessar sua CNH pelo celular.

 E em Mato Grosso, a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação – CNH Digital, já foi instalada em 138.323 aparelhos celulares.

CRLV Digital

Antes, de baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo na versão digital o proprietário do veículo precisa quitar todos os débitos como o licenciamento anual, IPVA, Seguro DPVAT e possíveis multas. 

O CRLV Digital pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizem o mesmo veículo, desde que já tenham instalado o aplicativo no celular. Quem recebe o CRLV Digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito durante abordagens.

Para obter o documento eletrônico, é preciso fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que está disponível gratuitamente na Google Play e App Store, depois, basta fazer o cadastro no aplicativo, o usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para confirmação.