Escolha do desenho Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021 vai até final de Julho

Da Redação

A votação para a escolha do desenho ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente’ 2021  já pode ser feita no Portal da Prefeitura até o final do mês de julho. A ação está sendo realizada pelo 5º ano consecutivo e tem como objetivo identificar e certificar as empresas de Várzea Grande em conformidade com a legislação ambiental no âmbito municipal, estadual assim como ações alinhadas com  as políticas públicas de sustentabilidade.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, em virtude da suspensão das aulas no município e em todo o país em razão das medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, os trabalhos artísticos selecionados para o Selo do próximo ano foram executados pelos alunos dentro das atividades realizadas em casa com o acompanhamento remoto dos professores.

“Durante a semana do Meio Ambiente, comemorada no início de junho, uma das atividades propostas aos alunos foi a reflexão sobre o Meio Ambiente e as questões relativas à sustentabilidade. As atividades resultaram nos trabalhos de arte selecionados e colocados a disposição da comunidade para a escolha do desenho que será eleito o Selo do próximo ano” informou.

Os trabalhos que estão concorrendo ao Selo são de alunos das escolas: EMEB Manoel João de Arruda, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, EMEB Faustino Antônio da Silva, EMEB Paulo Freire, Centro Educacional Abdala José de Almeida e EMEB Honorato Pedroso de Barros.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Ferreira Farias, o sucesso da votação para a escolha do desenho para o Selo é comprovado pelo grande volume de acesso e pelo total de votos alcançados ao final do concurso nos anos anteriores. A secretária reforçou que empresa certificada com Selo tem um diferencial com relação às concorrentes.

“Adquirindo produtos ou serviços nas empresas certificadas, o consumidor tem a certeza de que está contribuindo com o meio ambiente sustentável e de qualidade. Consequentemente, o empresário se sente mais estimulado a adotar práticas autossustentáveis como forma de conquistar mais espaço no mercado”, explicou.

A secretária Helen Farias disse ainda que em 2019, o desenho da aluna Maria Helena Capitani, estudante do 5º ano matutino da Escola Municipal de Ensino Básico – EMEB Ana Francisca de Barros, do bairro 23 de Setembro, foi eleito para ser o ‘Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente de 2020’ com mais de 345 mil votos. O trabalho da aluna retratava a situação da natureza nos dias atuais e uma hipotética consequência das ações feitas pelo homem se não houvesse um cuidado maior com a preservação ambiental.

“ Este trabalho educativo que é realizado pelas equipes da Educação e Meio ambiente, junto aos alunos é de extrema importância, porque não só desperta a educação ambiental entre eles como também é extensivo as famílias. E realizando esta atividade, que externa junto a sociedade e classe empresarial, os alunos se sentem a cada ano mais desafiados, a darem o melhor de si, e aprofundam nas pesquisas para realizarem a tarefa final, que é a produção do selo, que é colocado para a escolha junto a população da cidade. Sendo esta ação de extrema responsabilidade social”, disse a secretária do Meio Ambiente Helen Farias.    

O secretário Silvio Fidelis, explicou que para a enquete deste ano houve pequena mudança “Para não direcionar nem influenciar na votação, os trabalhos foram publicados sem os nomes dos autores e das escolas. O público interessado em participar da votação vai apreciar o melhor desenho que expressa o zelo que o homem deve ter com o meio ambiente e as consequências por não cuidar do meio em que vivemos. Para votar basta acessar o site da prefeitura pelo endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br/enquete  , e clique no banner, indicando para votação. A votação é na modalidade livre, não contendo base científica, e sim, a pura expressão do aluno com referência ao tema. A Votação é aberta para toda a sociedade que pode acessar o site institucional da prefeitura e escolher até o dia 31 de julho, um dos seis desenhos, sendo apenas um deles, o vencedor do selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente 2021”,detalhou o secretário.