*Juntos pelas comunidades de Cuiabá*

Existe um ditado popular que fala: “sozinho se vai mais rápido, mas juntos vamos mais longe”. Já o ouvi algumas vezes e ele nunca fez tanto sentido para mim como desde que assumi o desafio de ser presidente de bairro. Sou presidente do Doutor Fábio I, um bairro periférico de Cuiabá para o qual qualquer ajuda ou benfeitoria é muito bem-vinda e essencial para seus moradores. Assim, a atuação do Poder Público e dos políticos é essencial para que as demandas das mais de cinco mil famílias da região sejam atendidas.
Participar da política, portanto, é muito importante. Candidatei-me a presidente após a insistência de um grande líder do nosso bairro, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão. Digo insistência porque Misael, realmente, me chamou inúmeras vezes para dizer que eu poderia fazer uma gestão que contemplasse a comunidade.
Filho do Doutor Fábio, Misael – que já foi o presidente do bairro – alçou voos mais altos e mesmo ainda morando e se envolvendo com os problemas do bairro, ele é bairrista, hoje, tem mais afazeres. Fiquei então como a missão de lutar e melhorar o bairro e desde então trabalhamos de mãos dadas. Dentre as nossas metas, uma das mais importantes foi a reforma e ampliação do Centro Comunitário do Doutor Fábio, que já iniciou. A última reforma que o local havia passado foi ainda na gestão de Misael como presidente do bairro, há uns bons anos atrás.
Desde 2015 na minha primeira eleição, lutamos juntos para que o nosso sonho e de tantos outros moradores passasse a ser realidade. Quem é ou já foi presidente de bairro sabe as dificuldades e que é necessário um bom trânsito nos órgãos e nas secretarias, além das muitas horas em salas de espera, para conseguir dar um passo para desenvolvermos nosso bairro.
Hoje, o Centro Comunitário finalmente conta com uma frente trabalhando para sua adequação e ampliação. Além da obra, que trará melhoria nas instalações elétrica e hidráulica, o local passará pela instalação de rede telefônica, pintura, reforma do teto, substituição de portas e janelas, colocação de piso, reconstrução do muro, restauração das calçadas, limpeza e jardinagem. Outro passo importante da nossa luta: conseguimos a regularização do terreno e sabemos que nada é do dia para noite.
A regularização nos dá segurança jurídica e aumenta nosso papel enquanto comunidade. O próximo passo é garantir, também, que tendo um CNPJ, todos nossos pedidos, solicitações e demandas aos Poderes Legislativo e Executivo tenham mais força de voz. Tudo isso, devemos às sugestões do vereador Misael Galvão, que continua sendo morador do Doutor Fábio e vive diariamente nossos desafios e vitórias.
A reforma e regularização, aliás, é uma conquista nossa. Mas não será comemorada apenas por nós. Toda a comunidade ganha. A partir da reforma do Centro Comunitário, a população poderá se reunir para momentos especiais e importantes em um local pensado para elas.
Chego ao meu segundo mandato como representante do Doutor Fábio I com a certeza de que é preciso muita união para que o bem de todos seja assegurado. Aprendi que este papel, aliás, não é solitário. É de toda nossa diretoria, nosso vice atuante.
Hoje posso dizer que com muita luta, reuniões, pedidos e ofícios o Dr. Fábio I está 100% asfaltado e concretizando calçadas e meios-fios, temos uma praça com academia ao ar-livre – algo inédito –, mas o grande centro de lazer com certeza será nosso Centro Comunitário. O lugar sempre foi um pedido da comunidade, não tendo lugar para uma festa de casamento, aniversário e até velar seu ente querido em algumas situações.
Volto a afirmar: sozinho eu poderia ir até mais rápido, mas com toda a comunidade temos ido muito mais longe. E essa distância percorrida tem valido a pena graças a pessoas como Misael e toda a equipe, que ao meu lado brigam pelo bem comum: o bairro Dr. Fábio I, o qual pretendemos deixar um grande legado.
Política a gente não faz com falsidade. Faz com responsabilidade e lealdade
*Jucemar Ernesto é presidente do bairro Doutor Fábio