Leverger: Assistência Social investe na eficiência da tecnologia para melhor atender a população

Da Redação.

A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria de Assistência Social realizou a entrega de dez tabletes, para todas as equipes da pasta, exclusivamente para o “Programa Criança Feliz”.

“No início do Programa Criança Feliz foi com apenas 100 famílias, hoje o município já atende 200 famílias”.

Só no Programa Criança Feliz, cada servidora atende 33 crianças, ao todo 200 famílias são assistidas pelas colaboradoras da Assistência Social, que necessitam deste tipo de equipamento, para agilizar no atendimento da população.

“Nós notamos que as colaboradoras estavam utilizando os seus próprios smartphones, desta forma, para proporcionar mais eficiência na prestação serviços, decidimos investir na tecnologia, com a aquisição dos tabletes”, explicou a secretária de assistência social, Tayane Castro.

O projeto é uma parceria entre o Governo Federal, juntamente com a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger e Tribunal de Justiça, que atende as crianças nestes período da primeira infância, um projeto que é muito bem aceito pela população.

“Se tudo der certo na primeira infância, esta criança tem mais capacidade de vencer na vida”, disse Tayane.

Outros serviços que também foram contemplados com o tablete, é a habitação, já que o município possui dois conjuntos habitacionais e a coordenadora vai no local, e com o equipamento na mão, ela consegue estar preenchendo formulários, dando uma resposta mais imediata.

“A equipe volante, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) itinerante, que vai nas comunidades onde está entregando as cestas básicas, é essencial o tablete para preencher o formulário digital”, explicou a secretária.

Foto: Prefeitura Leverger

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), o desenvolvimento do trabalho prestado por este Centro exige constantemente o preenchimento e envio de formulários para o Ministério Público, Juizado e Ministério do Desenvolvimento Social, neste caso o tablete é um instrumento que auxilia nas pesquisas e envio de e-mails.

“O serviço Bolsa Família também foi contemplado com um equipamento, que é responsável pelo cadastro único, e a porta de entrada para o auxílio emergencial do Governo Federal, as buscas estão intensas, e com o tablete, em qualquer lugar a colaboradora já consegue preencher o formulário online, para a família que ainda não tem o cadastro”, disse Tayane Castro.

A secretária explicou que o recurso usado para aquisição dos tabletes, é um recurso específico, destinado para estruturação, modernização e logística da Secretaria de Assistência Social.

O prefeito Valdir Castro Filho aprovou de imediato a proposta de compra dos tabletes, porque entendeu que a tecnologia proporciona eficiência no serviço prestado pela secretaria, beneficiando diretamente o povo.

“O Conselho Municipal de Assistência Social aprovou a compra dos equipamentos, é um trabalho em conjunto, em parceria, onde estão trabalhando para atender de melhor forma possível a população, que neste período de pandemia, requer ainda mais cuidados e eficiência nos serviços prestados”, ressaltou Tayane Castro.

Foto: Prefeitura de Leverger.