Obra do viaduto na Av. das Torres passa para fase de construção de muro em escama e terra armada

Da Redação

Após superar a construção das pré-lajes e concretagem laje, o trabalho nos viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai” avança para uma próxima fase. Agora, as equipes empenhadas na edificação do elevado, situado na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres), atuam na construção do muro em escama e da terra armada. O Município investe R$ 16.340.726,63 na execução da obra.

As duas estruturas são as responsáveis por fazer a interligação entre o viaduto e a pista de rolamento da avenida e fazem parte do estágio da obra classificado como superestrutura. No local, já foram finalizadas a primeira e segunda etapa – chamadas de meso e infraestrutura, que compreendem a fundação das estacas raízes, concretagem das bases, levantamento dos pilares de sustentação e dos pórticos.

Além disso, já nesta terceira e última etapa, foi executado também o processo de instalação de 64 vigas de concreto ao longo dos cerca de 200 metros de extensão do viaduto. Conforme o cronograma da Secretaria de Obras Públicas, somando todos esses trabalhos, a obra alcançou 60% de sua execução e tem previsão de ser entregue à população até o fim de setembro. 

“Por conta da pandemia, que suspendeu por 60 dia o transporte de cargas, a chegada de alguns materiais acabou atrasando. No entanto, uma parte desses materiais já está disponível e, dessa forma, foi possível acelerar e estabelecer um prazo estimado de entrega. O mais importante é que em nenhum momento a obra foi paralisada e em breve entregaremos essa grande estrutura de mobilidade urbana”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro. 

O viaduto leva o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa — Juca do Guaraná “Pai”. Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandato marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política, prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social. Além da trajetória política, também teve atuação destacada no campo comercial.

DESVIOS

Como a obra entrou em uma nova fase de trabalho, desde o início desta semana a Secretaria de Mobilidade Urbana implantou novos desvios para atender demanda do trânsito da região. Agora, nenhum tipo de acesso pode ser feito pela rotatória da Avenida Itália com a Avenida das Torres e o trânsito nas proximidades só é permitido para acesso aos moradores da localidade. As vias que receberam interdição ou servem de desvio foram sinalizadas. 

Os condutores que saem do Jardim Imperial, Tijucal, Pedra 90, seguindo no sentido centro, só conseguirão trafegar pela Avenida das Torres até o desvio implantado na Rua Marques de Pombal (esquina do Posto BR). As pessoas que normalmente acessavam do bairro CPA, devem pegar a Estrada do Moinho e se deslocar até o bairro Pedregal para poder ter acesso a Avenida Dante Martins de Oliveira 

 

 

 

Foto Luiz Alves