Prefeito Emanuel Pinheiro entrega reforma da EMEB Profª Gracildes Melo Dantas mais uma unidade educacional

Da Redação

O prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária interina de Educação Edilene de Souza Machado entregaram na tarde desta segunda-feira (10) à comunidade, as obras de reconstrução da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Gracildes Melo Dantas, no bairro Altos da Glória. Entre revitalizações, reformas, reconstruções e construções de unidades educacionais e quadras poliesportivas, esta é a 44ª obra a ser entregue pela gestão, na área da Educação. As obras na unidade foram retomadas no ano passado, após algumas paralisações, dentro do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação.

Ao entregar a obra, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou o compromisso por ele assumido, junto à comunidade de reconstruir a tradicional escola, uma referência da educação pública de qualidade para toda a região. “Recebemos a obra da gestão passada totalmente paralisada, abandonada. Fizemos todo esse processo de reconstrução, de ampliação da unidade escolar além de trocar todo o mobiliário, os eletrodomésticos e, com o Programa Climatizar é Humanizar, climatizamos todas as salas, sem exceção, dando mais dignidade aos profissionais da educação e ao nosso maior patrimônio que são os nossos alunos, as nossas crianças”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.  

A entrega foi acompanhada pelo vereador, Advair Cabral, pelo presidente da Associação de Moradores do bairro Altos da Glória, Ed Carlos Santana da Cruz e pela diretora da unidade, Maria do Carmo Martins.

Totalmente reconstruída, as obras abrangem a ampliação do número de salas de aulas, novas redes elétrica e hidráulica, readequação da cozinha e refeitório e readequação do espaço de estacionamento.

A unidade ganhou pintura nova, teve a cobertura trocada e novo paisagimo além de espaços novos para a biblioteca e laboratório, sala multifuncional e de apoio.

Todo o mobiliário da escola foi trocado por conjuntos escolares (carteiras), quadros de vidro, mobiliários e equipamentos novos como computadores, geladeiras e freezers.

Dentro do Programa Climatizar é Humanizar, a EMEB Profª Gracildes Melo Dantas ganhou 17 novos aparelhos de ar condicionado. 

As obras de reconstrução das duas unidades representam um investimento de mais de R$ 4,7 milhões de reais, em recursos próprios e mais cerca de R$ 800 mil, em equipamentos e mobiliários, também com recursos do Município. 

A EMEB Profª Gracildes Melo Dantas atende cerca de 600 alunos da Educação Infantil (4 anos) até o 6º ano do Ensino Fundamental dos bairros Gamaliel, Altos da Glória, Jardim Umuarama, Primeiro de Março e funcionava ha mais de um ano com salas móveis, que estão sendo substituídas por salas de alvenaria.  

“Esse é o resultado do esforço, da dedicação, do comprometimento  e do amor da gestão Emanuel Pinheiro e de toda a equipe, num trabalho sério com a Câmara Municipal na figura desse grande líder da região norte, o vereador Advair Cabral e da minha parceria de sempre com o movimento comunitário, envolvendo os presidentes de bairros comprometidos, que querem o melhor para suas comunidades.  Com esse sentimento de mais um dever cumprido, mais um compromisso honrado com a educação pública municipal eficiente e de qualidade, com as nossas crianças, com os profissionais da educação e de toda essa região deste querido bairro Altos da Glória, entrego oficialmente essa unidade aos seus legítimos donos, a comunidade”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.