Polícia Militar celebra Dia da Bandeira com culto ao símbolo nacional

Da Redação

Nesta quinta-feira (19), às 12h, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, com a presença de autoridades militares e civis ocorrerá a solenidade de culto à Bandeira Nacional.

O evento, organizado pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da Polícia Militar, com a participação do Corpo de Bombeiros, é uma celebração ao Dia da Bandeira (19.11), importante símbolo nacional.

A programão inclui apresentação do Hino à Bandeira e a incineração de exemplares danificados, conforme o Decreto Federal nº 2243 de 03 de junho de 1993, que regulamenta continências, honras, sinais de respeito e cerimonial militar das forças armadas.

Em outras unidades da Polícia Militar no interior do Estado esse ato ocorrerá simultaneamente ao da capital.

Conforme a legislação brasileira, as bandeiras danificadas ou em desuso só podem ser incineradas no Dia da Bandeira.  Artigo 32 – O exemplar da Bandeira Nacional em desuso por se achar em mau estado de conservação, poderá ser entregue ao comando de qualquer unidade militar, a fim de ser incinerado.

Art. 33. A cerimônia da incineração de que trata o artigo anterior realizar-se-á a 19 de novembro de cada ano, levantando-se para tal fim uma pira no pátio do quartel da unidade militar em que deva ser feita.

§ 1º A cerimônia também poderá excepcionalmente ser realizada em praça pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *