Vereador de Cuiabá exige atendimento diferenciado para idosos com suspeita de Covid-19

Da Redação

Após anunciada a situação de pandemia no mundo e um caso confirmado do novo Coronavírus (Covid-19) em Cuiabá, o vereador Luis Claudio (Progressistas) protocolou nesta quarta-feira (18) um ofício aos secretários de Saúde municipal, Luiz Antônio Possas de Carvalho, e estadual, Gilberto Figueiredo, solicitando equipes de “home care” aos pacientes idosos, com suspeita do Covid-19, na capital mato-grossense.

Já existem de 529 casos no Brasil, sendo registrados pelo Ministério da Saúde apenas 428 casos, até a data de ontem (18).

São Paulo segue com o maior número de casos de Coronavírus, tendo 4 mortes confirmadas, e no Rio de Janeiro 1 morte confirmada em decorrência da pandemia.

A medida proposta visa diminuir a exposição dos pacientes idosos, com suspeita do Covid-19, a ambientes de aglomeração; agilizar coleta de material para exame laboratorial e diagnóstico, além de ser um atendimento preventivo, capaz de evitar casos fatais da doença.

Os casos mais graves da doença possuem idosos, com idade superior a 60 anos, como vítimas. E, quanto aos idosos com idade superior a 70, as consequências oriundas do vírus tendem a serem piores, quase letais.

“É muito importante termos este cuidado com os nossos idosos. E, em respeito a eles, que tanto contribuíram na vida, na certeza de obter um tratamento de saúde mais humanizado e preferencial, levamos em consideração a urgência que o momento requer”, destaca o vereador Luis Claudio.

O momento agora é de quarentena. A Câmara Municipal de Cuiabá, entre outros órgãos públicos, estão fechados para atender as medidas de prevenção, elencadas pelo Ministério da Saúde. A suspensão das atividades se dá para que haja a redução na circulação de pessoas, com o fim de evitar aglomerações e propagação do vírus.

 

Foto: Câmara de Vereadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *